Planeta Sustentável

Quem sou eu

Olá amigo(a) Seja bem vindo(a), meu nome é Evangelista Alves Moura, tenho 41 anos, sou espírita, acredito ser o melhor caminho para a evolução espiritual, motivo este que me leva a divulgar o espiritismo, espero que encontre o que procura e volte sempre. Divulgar o "Espiritismo para todos", entre parentes e amigos, também é um ato de caridade. O espiritismo é uma fonte de ensino inesgotável. Obrigado pela visita, volte sempre e que Deus ilumine a nossa mente. (ESTE BLOG NÃO TEM FINS LUCRATIVOS, APENAS DIVULGA O ESPIRITISMO) (DEUS), Inteligência Suprema, Causa Primeira de Todas as Coisas. (JESUS), O Guia e Modelo a ser seguido!!!

Pense, Reflita, porque tudo isso?

Pare de reclamar e agradeça tudo A DEUS!!!

Pense, Reflita, porque tudo isso?

domingo, 4 de outubro de 2009

Existe realmente a reencarnação?

Sérgio Machado

Esta palestra foi realizada no Centro Espírita Jesus de Nazaré no dia 19 de maio de 1997.
Apesar de o tema ser um tanto genérico por demais, ele se restringiu a uma dúvida que tive certa feita e que me deixou apreensivo, qual seja a de se uma pessoa me interpelasse perguntando se existe a reencarnação, o que eu apresentaria para ela como resposta? Você, espírita, saberia responder? Pois bem:

Introdução: Apresentei aos ouvintes exatamente o que acima descrevi, perguntei se todos eram espíritas (torcendo para quealguém não o fosse, e havia uma pessoa) e pedi para que umas quatro pessoas me auxiliassem. Três se prontificaram e solicitei que elas (na verdade eles) escrevessem em algumas linhas qual seria a resposta que dariam, tarefa esta difícil, pois, como descrevi acima, o tema é muito amplo.

Desenrolar: As três respostas foram as seguintes:

* Paulo - Para estarmos no estado evolutivo em que nos encontramos, já tivemos várias encarnações, pois um espírito nunca regride, ele só evolui ou estaciona.
* Clovis - Sim, existe. A reencarnação é uma dádiva de Deus, demonstração de sua infinita bondade, que nos dá múltipas chances para o nosso aprendizado moral e intelectual e para nossa evolução.
* Dionísio - Se a reencarnação não existir, fica difícil provar que Deus é justo.

Percebam que todas elas são bem resumidas, mas apresentam características de boas respostas apesar de serem muito curtas.
Como havia previsto, aconteceu de aparecer a palavra "justo" (uma variação de justiça) e era com ela que iria dar continuidade à palestra, mas antes fiz uma pergunta que deveria vir antes de tal continuidade: todos acreditam em Deus?
Bom, perguntei, então, se alguém havia olhado para cima antes de adentrar a casa e uma pessoa disse que sim, pois em tal noite, estavamos com um céu extremamente estrelado, muito bonito. Perguntei se havia alguém que já presenciara uma criança em meio a um jardim florido. Coisas belas, todas criações de quem?...

Onde se pode encontrar a prova da existência de Deus?
-Num axioma que aplicais às vossas ciências: não há efeito sem causa. Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem, e vossa razão vos responderá. O Livro dos Espíritos - Pergunta número 4

É soberanamente justo e bom. A sabedoria providencial das leis divinas se revela nas menores coisas, como nas maiores, e essa sabedoria não permite duvidar da sua justiça, nem da sua bondade.O Livro dos Espíritos - Pergunta 13.

Por que se tratar da justiça de Deus quando se fala de reencarnação?
Justiça! ora, onde está a justiça quando se restringe a vida a somente esta passagem e nesta vemos tantas diferenças de classes, a fartura na mesa de poucos e a ausência até mesmo do alimento básico para que uma família sobreviva?... Seria Deus então injusto neste caso? Não, pois ou ele é justo, ou não o é... Mas a pergunta ainda persiste: por que então tanto sofrimento por parte de alguns e outros tendo um sofrimento menor ou ausente?
Ponhamos então nossa vida em uma linha que tem início (criação) e que tende para o infinito. Tiremos parte desta linha e transformemos tal parte na nossa vida. Ah, sim, temos aí um passado e um futuro. Podemos chamar o presente de mais uma encarnação e aí sim, voltamos a justiça plena de Deus, pois existe uma explicação clara.

Um caso: Uma menina de quatro anos foi internada diversas vezes em estado grave num hospital. Seus pais abastados não suportavam ver a filha sofrer, mas raciocinavam: "Temos de aceitar iso. Ela deve ter feito algo na vida anterior para merecer isso."

Vejamos, isto parece um caso 'duro'! Talvez lembremo-nos da lei de Talião quando vemos tal caso, não é mesmo. Pois bem, vamos colocar um outro caso que, aí sim, vemos de uma outra forma, Deus bondoso e que nos permite caminhar para evoluirmos, para acertar os NOSSOS erros: Esta história é retirada de um livro que ainda não tive o prazer de ler e ele conta que um trabalhador de uma casa espírita, trabalhador de anos a fio, de grande desempenho para com auxílio aos necessitados e coisas do gênero perde um dedo e fica triste murmurando que apesar dele ser um tralhador dedicado isto acontecia com ele... Foi então revelado para ele que em uma outra passagem (encarnação) teria ele sido um administrador na época da escravidão e que quando um escravo se mostrava arredio ao trabalho, colocava o braço de tal escravo na moenda e aleijava-o... e por ele ter se dedicado tanto ao trabalho fraterno, ele teria perdido somente um dedo, quando deveria ter perdido todo um braço.
Será que temos olho por olho? Não! Temos um erro sendo concertado com o trabalho daquele que errou, ele não precisou perder (também) um braço.
Sofremos com aquilo que "plantamos"? Sim, mas depende de nós resgatarmos aquilo que deixamos para trás, percebam, de nós somente.

Consideração sobre a Bíblia, documento histórico que nunca devemos de considerar: quando Adão pecou, Deus lhe disse: "Voltarás ao solo, pois dele foste tomado, porque és pó e ao pó voltarás." Muito bem, isto é uma consideração puramente materialista, interpretada ao "pé da letra", sim, a vida acabou... Mas temos uma outra consideração que nos é lembrada por um dos trabalhadores da Doutrina Espírita: Adão e Eva tiveram filhas?... Não! Pois então de onde veio a humanidade?...

Conclusão: Para a pessoa que se encontrava entre nós e que não se entitulava espírita (depois vim a saber que acreditava na reencarnação) apresentei uma conclusão um pouco radical e que guardei somente para após dissertar sobre o que acima descrevi, ou seja, após o desencarne (a chamada morte) veremos o que há, inclusive se a nossa chamada reencarnação...
Também fiz questão (como sempre procuro fazer) de apresentar alguns títulos sobre o tema abordado, percebam que títulos estes que falam específicamente sobre o tema, pois existem inúmeros (mais de trinta com certeza) que trazem considerações a respeito (inclusive os cinco livros básicos da Doutrina Espírita). Títulos que apresentei:

* A Reencarnação na Bíblia;
* Gestação Sublime Intercâmbio;
* Reencarnação e Vida;
* Reencarnação no Brasil.

Informações para o visitante

O que você pensa a respeito? Para o espírita, essa é uma pergunta com resposta óbvia? Pois então responda como se você estivesse falando a um amigo que trabalha com você ou aquele outro que mora do lado de sua casa e veja (para si mesmo) se a resposta poderia ser "digerida" por este, ou seja, se ele não falaria para ti que a tua resposta é um absurdo...

Bom, se você o fizer, ou simplesmente imaginar tal situação, escreva para mim e diga como foi tal experiência.

No futuro próximo, estarei disponibilizando todas as palestras ministradas com um índice e sempre você poderá estar em contato comigo para emitir seu parecer sobre a palestra que está por vir ou mesmo sobre alguma que já foi ministrada para que ela, numa outra oportunidade, possa ser engrandecida com o seu auxílio.

Desde já, obrigado e que Deus nos envolva sempre num objetivo sublime.

Um comentário:

ONG ALERTA disse...

Existe amor sempre, paz.