Planeta Sustentável

Quem sou eu

Olá amigo(a) Seja bem vindo(a), meu nome é Evangelista Alves Moura, tenho 41 anos, sou espírita, acredito ser o melhor caminho para a evolução espiritual, motivo este que me leva a divulgar o espiritismo, espero que encontre o que procura e volte sempre. Divulgar o "Espiritismo para todos", entre parentes e amigos, também é um ato de caridade. O espiritismo é uma fonte de ensino inesgotável. Obrigado pela visita, volte sempre e que Deus ilumine a nossa mente. (ESTE BLOG NÃO TEM FINS LUCRATIVOS, APENAS DIVULGA O ESPIRITISMO) (DEUS), Inteligência Suprema, Causa Primeira de Todas as Coisas. (JESUS), O Guia e Modelo a ser seguido!!!

Pense, Reflita, porque tudo isso?

Pare de reclamar e agradeça tudo A DEUS!!!

Pense, Reflita, porque tudo isso?

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Aquecimento Global

Nosso Mundo

Não basta amá-lo… é preciso preservá-lo!

Aquecimento Global

O termo aquecimento global tem sido frequentemente utilizado para alertar quanto ao aumento da temperatura global do planeta. Porém, a Convenção Quadro das Nações Unidas para Mudança do Clima (UNFCC) utiliza o termo “Mudança Climática” quando se trata das mudanças causadas pelo homem e “variabilidade climática” quando se trata de mudanças causadas por outros fatores.

Sob esse aspecto, precisamos entender que, conforme o gráfico abaixo, as variações climáticas sempre ocorreram. E vão continuar ocorrendo, sempre. Temos que nos atentar, porém, aos motivos que levaram a essas variações e em qual sentido elas se deram, se aumentaram ou diminuíram.

Curvas de Variação da Temperatura Global

Comparação de 10 curvas procurando estimar a variação de temperatura na Terra nos últimos 2000 anos. OIPCC faz notar que os valores anteriores a 1860 são muito incertos porque os dados referentes ao Hemisfério Sul são insuficientes. A curva a vermelho, a mais recente, indica uma temperatura actual semelhante à que ocorreu na Europa no período quente da Idade Média.

Como vão perceber, no gráfico, a temperatura vem aumentando significativamente a partir de 1800 ou, em outras palavras, a partir da Revolução Industrial, que se iniciou por volta da metade do século XVII (1750, aproximadamente). E isto não é apenas uma coincidência… Apesar de dizerem que os dados coletados antes de 1860 são incertos e tudo mais, não podemos fechar os olhos para acreditar que nós não contribuímos para isso… Contribuímos e continuamos contribuindo!

A humanidade se acostumou a progredir em troca da destruição da mata atlântica e da queima de combustíveis fósseis. Destruir, para progredir… Porém hoje, o que estamos presenciando é a cobrança por tamanha devastação… Como vamos pagar?

Não estou falando apenas da escalada da temperatura e das reviravoltas no tempo. Quando falamos em aquecimento global, falamos de derretimento das geleiras, que podem inundar cidades inteiras… falamos dos maremotos, furacões, tsunamis e inúmeros outros fenômenos que, juntos, causam verdadeiras catástrofes que ameaçam a toda raça humana.

Hoje, pensamos na nossa vida e confiamos que os homens de poder buscarão alternativas para resolver esse problema. Porém, as nossas futuras gerações dependerão das atitudes que tomarmos hoje, e que podem começar com a simples reciclagem de materiais, plantio de árvores, consumo consciente e diversas outras pequenas atitudes que não requerem grandes esforços e que dão um grande resultado positivo posteriormente.

Pensarmos como sociedade ao invés de indivíduos… Até quando vamos ficar à mercê de pequenos grupos aliados a interesses maiores e diferentes do que aparecem em comerciais?! Façamos a nossa parte… Se não pela sociedade, se não pelo mundo, ao menos pela nossa consciência…

Um comentário:

Blog da Mary disse...

Oi amigo, Vim retribuir a visita e conhecer seu espaço, bons posts com excelente conteúdo.
Parabéns!
Um abraço e boa noite